1° CURSO ESPECIAL DE TÉCNICAS VERTICAIS EM ESPELEOLOGIA – BONITO/MS

Quatro anos após a realização do primeiro curso de capacitação em espeleologia, o 1° Curso de Formação de Espeleólogos Nível I, a eBRe volta a protagonizar em Bonito (MS) a promoção destes cursos, através da realização do Curso Especial em Técnicas Verticais em Espeleologia, recentemente chancelado por uma cooperação entre a eBRe e a SER.

A realização deste curso foi possível graças a uma parceria entre o Grupo de Espeleologia Serra da Bodoquena (GESB) com o Espeleo Grupo de Brasília (EGB), a Escola Brasileira de Espeleologia (eBRe/SBE) e a Seção de Espeleorresgate (SER/SBE), patrocinada pelo Abismo Anhumas.

O mesmo ocorreu entre os dias 19 e 23 de junho de 2022, entre as 8h e as 19h, no Centro de Treinamento do Abismo Anhumas.

Foram realizados dois módulos da ementa elaborada, sendo eles:

  • Curso Básico de Técnicas Verticais para Espeleologia;
  • Curso de Equipagem Padrão para Espeleologia;

Conduzidos pelos instrutores Bernardo Bianchetti (EGB/SER/eBRe) e Kariel Araújo (EGB/SER) e pelos monitores Tiago dos Anjos (EGB/SER) e Daniel Biagioni (EGB/SER), cujos os objetivos são a qualificação dos participantes para a progressão vertical segura e treinamento para a instalação correta e segura de vias de progressão e asseguramento em ambiente cavernícola.

Participaram 25 inscritos, dentre eles, 8 membros do GESB, 4 oficiais dos Bombeiros Militares de Bonito (MS) e 13 colaboradores do Abismo Anhumas.

As aulas foram diariamente alternadas entre etapas teóricas e práticas, com a aplicação e treinamento dos procedimentos e técnicas ensinados, ao longo dos 3 dias de curso (19 a 21 de junho).

No quarto dia, 22 de junho de 2022, foi a hora de aplicar os conhecimentos adquiridos no ambiente cavernícola.

Neste sentido, foi planejada uma visita de campo a Gruta Forever (MS-117), localizada a cerca de 37 km do núcleo urbano de Bonito (MS), integrante da Província Espeleológica Serra da Bodoquena.

Esta cavidade é desenvolvida em rochas da Formação Bocaina, Grupo Corumbá, sendo sua entrada abismática, através de uma dolina de abatimento, que da acesso aos condutos e salões que integram a gruta, onde há ocorrências fossilíferas do Pleistoceno.

Para a atividade, a turma de inscritos foi dividida em 4 grupos, sendo três deles de 6 pessoas e um de 7 pessoas, sempre tentando diversificar a composição destes, conforme as diferentes formações e experiências dos participantes.

A fim de otimizar a participação de todos, estes grupos foram, ainda, subdivididos em duas equipes, sendo que os membros se alternavam entre as equipes conforme as diferentes etapas das atividades, a fim de alcançar uma maior interação entre os participantes e multiplicidade de trabalhos em equipe.

Divididas, as equipes foram encaminhadas a atividades de equipagem, ancoragem e progressão, em duas etapas, e a atividades de fixação de ancoragens artificiais, com o uso de batedores e furadeiras, spits e parabolts.

Para a finalização do curso, no dia 23 de junho pela manhã, houve um encerramento das atividades, com atividades de feedback coletivas e individuais a respeito do curso.

Todos os presentes teceram elogios ao curso, que proporcionou a interação entre grupos e pessoas com diferentes perfis e formações, inclusive, entre participantes civis e militares. Para as diferentes pessoas, cada quais com suas bagagens de conhecimento, foram momentos de aprendizado e superação, tendo melhorado o conhecimento e a performance técnica de todos!

A eBRe e a SER ficam extremamente felizes e estimuladas pelos resultados alcançados, e é grata ao pessoal do GESB, EGB e Abismo Anhumas que tornaram possível a realização deste curso!