eBRe É LANÇADA NO 35° CBE COM CURSOS DE FORMAÇÃO DE ESPELEÓLOGOS NÍVEL I

A Escola Brasileira de Espeleologia (eBRe) promoveu a realização das duas primeiras edições do curso de Formação de Espeleólogo Nível I durante a programação do 35° Congresso Brasileiro de Espeleologia (CBE), que aconteceu entre os dias 17 e 22 junho de 2019 em Bonito (MS).

O lançamento da eBRe foi o primeiro passo para iniciar o processo de disseminação dos conhecimentos sobre o Carste e as Cavernas que a Escola pretende.

O plano de ensino deste curso consiste no ensino de aspectos teóricos e práticos sobre as técnicas e regras de exploração e segurança na condução de atividades espeleológicas, sendo complementado pela abordagem aos diversos aspectos técnico-científicos relacionados a Espeleologia em seu componente teórico. Posteriormente, é realizada uma saída de campo, para o treino prático das técnicas de progressão, e para a mobilização dos conhecimentos adquiridos.

Para a formação das primeiras turmas deste curso, participaram membros da eBRe e convidados no quadro de professores, todos eles experientes em atividades espeleológicas e com formação vinculada a disciplina ministrada.

A primeira edição do curso aconteceu no Centro de Convenções de Bonito (CCB) durante o Pré-Congresso, entre os dias 17 e 19 de junho. Participaram 13 alunos, que eram guias de turismo da cidade (Bonito) e congressistas, residentes nos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo.

A segunda edição do curso aconteceu nas dependências do Sebrae – Bonito após a realização do Congresso, entre os dias 24 e 26 de junho. Esta edição foi organizada em parceria com a Sra. Almira, responsável pelo Abismo Anhumas. Participaram 15 alunos desta edição, sendo eles guias turísticos do Abismo e do Bonito Scuba, representantes da Bion Consultoria e a representante da Casa da Memória Raída.

Os alunos aprovados do curso foram habilitados a efetuar progressão em cavidades, que não exijam técnicas verticais ou de espeleomergulho, integrando equipes de espeleologia em expedições devidamente organizadas

A oportunidade para sensibilizar tecnicamente membros da comunidade de Bonito e os demais participantes em relação às peculiaridades da espeleologia, habilitou potenciais atores do processo de formação espeleológica, assim como procurou incentivar o envolvimento destes com a Espeleologia e com o o Grupo de Espeleologia da Serra da Bodoquena (GESB), almejando contribuir para a divulgação da espeleologia e a proteção do patrimônio espeleológico no Estado do Mato Grosso do Sul.