Homologação de Cursos

A eBRe possui dentre suas atribuições:

  1. Estabelecer padrões e currículo mínimo para a formação de espeleólogos;
  2. Promover e realizar ações de formação de espeleólogos;
  3. Homologar cursos de espeleologia realizados por associadas da SBE ou por terceiros e organizar exames quando necessário, de acordo com a ementa dos cursos da eBRe;

Dessa forma, será exposto aqui alguns pontos importantes das normas e do processo de homologação de cursos, ajudando a construir em conjunto com a comunidade espeleológica, uma rede de disseminação do conhecimento científico.

É importante lembrar a necessidade da leitura do regulamento da SEFE/eBRe na integra, para compreender os requisitos, objetivos e métodos estabelecidos para cada nível de ensino proposto, e estar em concordância com as normas estabelecidas no mesmo.

Os cursos podem ser organizados pela eBRe ou por outras entidades, como:

8.1. […] os grupos de espeleologia associados à SBE, membros da eBRe e, eventualmente, outras entidades que atendam os seguintes critérios:

a) Sejam legalmente constituídas;

b) Detenham o conhecimento necessário e aceitem as normas relativas aos diversos níveis de ensino, conforme o estabelecido pela eBRe;

c) Prestem os esclarecimentos solicitados pela eBRe.

Os níveis de ensino atualmente definidos são:

  • Curso de Introdução à Espeleologia (Despertar Espeleológico)
  • Curso de Formação de Espeleólogo Nível I (Curso Básico de Espeleologia)
  • Curso de Formação de Espeleólogos Nível II (Curso Avançado de Espeleologia)

A submissão de pedidos de homologação de cursos à comissão da escola devem:

8.3. […] conter os seguintes tópicos:

a) Nível de formação e objetivos;

b) Dados da entidade responsável pela organização (razão social, CNPJ, nº SBE, endereço, contato, nome dos representantes, etc);

c) Quadro de instrutores;

d) Pré-requisitos dos alunos (incluindo os Equipamentos de Proteção Individual e coletivos necessários);

e) Conteúdo programático;

f) Formas de avaliação.

Após aprovado, a realização do curso deve ser comunicada a Coordenação, com antecedência mínima de 50 dias do início do curso, com a apresentação das seguintes informações:

9.1 […]

a) Data e Local da realização do curso;

b) Público alvo (se houver);

c) Valores cobrados dos alunos, incluindo descontos para associados SBE, isenções/cortesias, patrocínios/apoios recebidos, etc.;

d) Nome, CPF e dados de contato do instrutor responsável pelo curso;

e) Release para divulgação nos canais de comunicação da SBE.

Ao fim da realização do curso, deve-se encaminhar, em até 30 dias, um relatório geral (anexo 3) contendo:

9.4 […]

  • descrição das atividades realizadas;
  • nome dos instrutores de cada disciplina;
  • relação com nome completo, data de nascimento, RG, endereço, e-mail dos alunos, bem como a nota alcançada e se está aprovado ou não;
  • além de eventos relevantes ocorridos.

Após o recebimento do relatório, a eBRe irá, em até 30 dias, analisar a documentação para, posteriormente, emitir os certificados do curso, que titulam o respectivo grau formativo alcançado.

As etapas de pedido de homologação, realização e emissão de certificados são sujeitas a pagamento de taxas (vide item 12. do regulamento), podendo ser aprovados ou reprovados.

Além desses cursos, é possível o pedido de homologação de cursos especiais ou livres – a fim do aperfeiçoamento em matérias específicas, complementando os níveis I e II – sujeitos a análise pela comissão da escola.

A comissão da escola é formada por membros da SBE, que trabalham de forma voluntária para estabelecer e construir essa estrutura educacional. Prezando sempre pela qualidade dos conteúdos e matérias produzidos, contamos com o cuidado e atenção de todos que estiverem dispostos a homologar seus cursos junto a eBRe. Para demais informações entrem em contato pelo endereço de e-mail: contato@ebre.org.br.