Histórico

Breve histórico de ações realizadas desde 1978, visando a consolidação das diretrizes para formalização do processo de educação na espeleologia:

1978Guy Collet apresenta um esboço que trata a necessidade de diferenciação de ensino da espeleologia.

1981 – A Comissão Nacional de Cursos e Eventos da SBE formaliza a necessidade de uma padronização na formação de espeleólogos.

1989 – USP institui a disciplina “Espeleologia”.  Professores: Eleonora Trajano, Ivo Karmann e Coriolano M. Dias Neto.

1992 – A Seção de Educação Ambiental (SEA) foi incluída no Departamento de Espeleologia da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE).

1994III Encontro Mineiro de Espeleologia – Discussões sobre a definição de diretrizes para implementação de um Programa Nacional de Educação Ambiental e Formação Espeleológica, visando a melhoria no processo de difusão da espeleologia.

1997Luiz Afonso V. Figueiredo (1997) faz um histórico das ações para educação e divulgação da espeleologia no Brasil e apresenta suas contribuições para a implementação de um Programa de Formação Espeleológica no país.

20071º Workspeleo29º Congresso Brasileiro de Espeleologia, realizado em Ouro Preto (MG). Durante o evento um termo de cooperação técnica foi assinado com a Federação Portuguesa de Espeleologia (FPE) em prol da criação de uma escola para a formação de espeleólogos no Brasil.

20082º Workspeleo – Durante o XVII Encontro Paulista de Espeleologia (EPELEO), em Iporanga (SP), foram discutidas as  etapas para o início dos primeiros cursos de formação espeleológica (formatação, níveis de ensino e estratégias de trabalhos).

20093º Workspeleo30º Congresso Brasileiro de Espeleologia, realizado em Montes Claros (MG). Discussões sobre a análise do projeto pedagógico de formação espeleológica, estrutura curricular e processo de avaliação e credenciamento de cursos. CAVEART.

2016 – Retomada das atividades. Processo de construção das ementas dos cursos e do Regulamento.

2019 – Durante 35º Congresso Brasileiro de Espeleologia a eBRe iniciou oficialmente suas atividades formando duas turmas de espeleólogos nível I.

2020 – A escola tem seu Regulamento aprovado pela diretoria da SBE.