2° CURSO ESPECIAL DE TÉCNICAS VERTICAIS EM ESPELEOLOGIA – BRASÍLIA/DF

O Curso Especial em Técnicas Verticais em Espeleologia, recentemente chancelado por uma cooperação entre a eBRe e a SER, foi iniciado, em uma realização pelo Espeleo Grupo de Brasília (EGB), no Complexo Aquático Cláudio Coutinho, onde se localiza a sede deste grupo, nos dias 26 e 27 de novembro de 2022.

A realização deste curso objetivou a qualificação dos participantes do Programa de Capacitação em Espeleologia para a progressão vertical segura e treinamento em ambiente cavernícola.

É válido ressaltar que é uma recomendação geral da eBRe aos alunos dos Cursos de Formação de Espeleólogos Nível II a aquisição da qualificação em técnicas verticais, em vistas a segurança das equipes em práticas espeleológicas.

Foi realizado o Módulo I da ementa deste curso especial, correspondendo ao Curso Básico de Técnicas Verticais para Espeleologia, com as atividades alternadas entre aulas teóricas (4h), oficinas técnicas (4h) e aulas práticas (8h).

Participaram do curso membros de grupos regionais de espeleologia oriundos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além do Distrito Federal.

O segundo dia foi dedicado as atividades de campo, em uma visita ao Abismo Fodifica (DF-25) e seu entorno. Localizada no Monumento Natural do Conjunto Espeleológico do Morro da Pedreira, a cerca de 40 km de Brasília (DF), integra a Província Espeleológica do Paranoá.

Esta cavidade é desenvolvida em rochas calcários do Grupo Paranoá, com um desnível total de cerca de 46 metros, sendo histórica a sua visitação para o treinamento de técnicas verticais em espeleologia.

Ainda, serão promovidos no ano de 2023 os módulos II (equipagem) e III (autorresgate) pelo EGB, com vistas a complementação da formação dos participantes envolvidos.

A eBRe agrade o EGB e a dedicação de todos os participantes do curso, alunos, monitores e instrutores. Parabéns!