VI ENCONTRO NORDESTINO DE ESPELEOLOGIA (ENE) – SANTA LUZIA (BA)

Em novembro de 2022, foi realizada a sexta edição do Encontro Nordestino de Espeleologia (ENE), um evento que marca o calendário dos grupos do Nordeste brasileiro e que vem mantendo a realização bianual desde 2015.

A proposta implementada contou com o envolvimento da comunidade de Santa Luzia (BA), que abriga a Gruta do Lapão (BA-45), maior caverna em rocha conglomerática registrada até o momento nos cadastros nacionais, além do intenso envolvimento da comunidade indígena Caramuru Paraguaçu, localizada em Pau Brasil (BA).

A Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) esteve representada na comissão organizadora por meio da Escola Brasileira de Espeleologia (eBRe), que participou ativamente de todas as etapas da construção coletiva do projeto.

No dia 05 de novembro de 2022 houve a realização do Curso de Introdução à Espeleologia (Despertar Espeleológico), por meio de plataformas digitais.

Participantes da etapa teórica do Despertar Espeleológico

Durante as aulas desta formação elementar foram apresentados conceitos básicos àqueles que buscam noções basilares à prática espeleológica.

A capacitação, com 8 horas/aula, foi direcionada para um público composto, essencialmente, de professores do município de Santa Luzia (BA) e do Colégio Estadual da Aldeia Indígena Caramuru Paraguaçu.

Ao final, 22 inscritos concluíram o curso, com destaque à avaliação de 90% como excelente.

Participaram desta etapa os membros da eBRe Mariana Barbosa Timo, Maria Elina Bichuette, Teresa Maria Aragão, Ícaro Assis e Carla Pereira, além do convidado Dr. Ricardo Fraga.

No final de semana seguinte, nos dias 12 a 14 de novembro, aconteceram as atividades presenciais do evento.

Parte da programação do evento consistia na visita às cavidades existentes na Reserva Indígena Caramuru Paraguaçu.

O dia iniciou com um Toré, celebração indígena tradicional. Na sequência, a coordenadora da eBRe, Mariana Barbosa Timo, fez uma breve apresentação sobre a importância de investir em atividades de educação e preservação ambiental em regiões com a presença de cavernas. O encerramento se deu com a visita às cavernas.

Além das atividades de envolvimento com a comunidade, a eBRe participou de uma mesa redonda durante as atividades do evento onde abordou o esforço que vem fazendo desde sua retomada em 2016. Nesta etapa participaram os membros da eBRe Mariana Barbosa Timo e Teresa Maria Aragão (participação virtual).

Durante a atividade, ficou evidente a importância de se investir em ações relacionadas à educação, principalmente aquelas direcionadas para a comunidade local.

Membros da comunidade indígena Caramuru Paraguaçu e representantes da Sociedade Brasileira de Espeleologia