PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM ESPELEOLOGIA – GRUPOS ESPELEOLÓGICOS REGIONAIS

A Escola Brasileira de Espeleologia tem como objetivo:

  • Promover o envolvimento da comunidade espeleológica nacional;
  • Desencadear a formação e reconhecimento de espeleólogos como atores da propagação de conhecimentos espeleológicos;
  • A melhoria e o nivelamento dos conhecimentos espeleológicos existentes e propagados em nível nacional, incluindo a produção de material didático.

Considerando estes objetivos, a eBRe iniciou em setembro um Programa de Capacitação em Espeleologia. Este programa é direcionado aos membros ativos dos grupos de espeleologia, e tem interesse em fomentar a disseminação da espeleologia no Brasil através da replicação dos programas de formação da eBRe regionalmente.

Se inscreveram no programa membros de 20 diferentes grupos de espeleologia, instituídos em 11 estados brasileiros. A maior parte dos inscritos reside no Distrito Federal (EGB, GEMA, GREGEO) e em Minas Gerais (GUANO, NAE, Observatório Espeleológico, OGrEE, SEE). Os demais se distribuem pelos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Sergipe.

A primeira etapa deste Programa foi a realização do Curso de Introdução à Espeleologia (Despertar Espeleológico), nível de ensino que pretende a sensibilização e a informação sobre a prática e ética da espeleologia junto a população brasileira. O mesmo ocorreu em plataforma virtual entre os dias 27 de setembro e 01 de outubro, das 18h30 às 20h30.

Como os inscritos são pessoas com experiência em espeleologia, importante discussões sobre a preservação do Patrimônio Espeleológico foram travadas ao longo de todas as aulas, assim com várias propostas para a melhoria e atualização de algumas temáticas e conteúdos foram apresentadas.

Para a dinâmica de encerramento e avaliação do conhecimento adquirido, utilizaram-se jogos de perguntas e respostas virtais, e foi feita a análise de um texto sobre uma situação de autorresgate, elaborada pelo espeleólogo Newton Lavoyer, representante do Departamento de Cursos e Treinamentos do EGB. Esta dinâmica proporcionou uma interação entre os participantes e um entendimento aprofundado sobre a necessidade de um planejamento adequado para a organização de expedições.

A próxima etapa da capacitação, o Curso Básico de Espeleologia (Nível I), em sua quarta edição, acontecerá entre os dias 22 de novembro e 03 de dezembro de 2021, com a realização das aulas teóricas. Esta etapa conta com a realização de uma atividade de campo, que ainda será planejada junto aos participantes.

Subsequente, será realizada a primeira edição do Curso Avançado de Espeleologia (Nível II), entre os dias 07 de março e 01 de abril de 2022. A etapa prática deste curso também será definida adiante.

Ainda, devido ao compromisso que os espeleológos – em especial aqueles habilitados em Nível II – devem ter com a segurança do meio ambiente, do grupo e de si próprio, a eBRe está planejando em parceria com a SER a realização de um curso de Progressão Vertical em Espeleologia, Técnicas de Equipagem Padrão e Autorresgate em Técnicas Verticais para Espeleologia para o segundo semestre de 2022.

Ao final do programa, a eBRe tem a expectativa de alcançar um grande número de instrutores responsáveis e capacitados a disseminar a espeleologia em todo o Brasil de forma educativa, segura e ética.