LUZES NA ESCURIDÃO

Para quem não possui experiência na fotografia de cavernas, pouco se entende das dificuldades nelas encontradas para um bom registro fotográfico.

A ausência de luz, a alta umidade do ar, sendo a própria a diversidade deste ambiente natural, são obstáculos com que até fotógrafos experientes no ambiente superficial vão se deparar. E a todos os envolvidos na realização desta tarefahaja calma, persistência e paciência!

O projeto “Luzes na Escuridão” surgiu da ideia de trazer alguns dos maiores fotógrafos de cavernas do mundo para, juntamente com grandes fotógrafos brasileiros, registrarem imagens inéditas de algumas das mais belas cavernas do Brasil.

O projeto partiu da região Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) no sul de São Paulo, para a região do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (PNCP) no norte de Minas Gerais, atravessaram a região de Montalvânia rumo ao nordeste de Goiás, para visitar a região do Parque Estadual de Terra Ronca (PETER), e seguir, via São Desidério, para a região do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) no centro da Bahia, para então, sem deixar de visitar Campo Formoso, encerrar as atividades da primeira edição em Salvador. Ufa…”mais de 5.000 km percorridos pelas empoeiradas estradas do sertão“.

O lançamento do primeiro livro deste projeto no Brasil ocorreu em agosto de 2017 em São Paulo (SP).

Não esgotadas as possibilidades de cavernas no Brasil, foi iniciada a segunda edição deste projeto, agora, com o foco no Centro-Oeste do Brasil.

Em 2019, partindo de Campo Grande, a expedição teve início no Pantanal, com rota pelos municípios de Bonito e Bodoquena, centro-oeste do estado de Mato Grosso do Sul. Ela, então, prosseguiu rumo aos municípios de Nobres e à região do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (PNCG), centro-sul do estado de Mato Grosso, e foi encerrada no município de Cuiabá. Foram 24 cavernas fotografadas ao longo de 21 dias, nos quais se percorreu 1.000 km em savanas brasileiras.

O lançamento do segundo livro do Projeto Luzes na Escuridão foi realizado através de uma live no dia 21 de outubro de 2021. Nela, os organizadores do livro, Leda Zogbi e Allan Calux, apresentaram o novo volume e, através de vídeos, a história e objetivos do projeto, os desafios e as curiosidades desta expedição. Também participaram os fotógrafos brasileiros envolvidos no projeto, que relataram um pouco da experiência, da técnica utilizada e dos produtos obtidos, ou seja, as fotografias.

Os espectadores da live foram, então, convidados a participarem dos lançamentos presenciais, que ocorreram em São Paulo, no dia 21 de outubro, e em Belo Horizonte, no dia 02 de dezembro, onde ocorreram, também, exposições fotográficas, vendas e sessão de autógrafos.

Em Belo Horizonte, o lançamento foi realizado no Museu das Minas e do Metal, com a participação dos membros da eBRe, Mariana Timo, Carla Pereira e Guilherme Sousa. Das aquisições no local, uma edição de cada livro foi doado ao Grupo Araras de Espeleologia (GAE) durante a realização dos campos do V Encontro Nordestino de Espeleologia (ENE).

O objetivo principal do projeto Luzes na Escuridão é divulgar as maravilhosas cavernas brasileiras, seus tesouros e suas fragilidades, para gerar interesse pela importante causa da sua preservação, pois acreditamos que só se preserva o que se conhece…

Ambas as edições foram lançadas internacionalmente, tendo sido publicadas em 4 línguas (português, inglês, espanhol e francês), além de terem sido produzidos vídeos de curta-metragem e uma exposição virtual de fotografias, que são disponibilizadas de maneira gratuita “as prefeituras e instituições interessadas em exibir esses belos registros“.

Sem dúvida, este projeto deixa ao Brasil material de altíssima qualidade que contribui, junto a outros livros brasileiros sobre cavernas, com o registro e com a divulgação das belezas subterrâneas brasileiras!

Convidamos a todos a conhecer o projeto e adquirir o seu exemplar.