EBRE LANÇA SUA PRIMEIRA CARTILHA DIDÁTICA – VOCÊ SABE O QUE É UMA CAVERNA?

Desde meados de julho de 2020, a partir de projetos inicialmente pensados para lançamento e distribuição pela gestão do Parque Estadual Caverna do Diabo (PECD), no Vale do Ribeiro, estado de São Paulo, a eBRe trabalha na elaboração de cartilhas didáticas para um público-alvo infantojuvenil.

Fruto dessa parceria inicial, o projeto contou com a participação voluntária de diversos profissionais, que pensaram e construiram roteiros coletivamente para a abordagem de temas relacionados a Espeleologia junto a este público.

Posteriormente, estes materiais foram encaminhados a um desenhista (Leonardo de Assis), para elaboração das artes das cartilhas, e, subsequentemente, para um diagramador (Daniel Menin).

O primeiro resultado concretizado deste projeto foi a cartilha didática eletrônica, desenvolvida para o público amplo da faixa etária entre 6 e 10 anos (anos iniciais do ensino fundamental), intitulada:

VOCÊ SABE O QUE É UMA CAVERNA?

CARTILHA-eBRe_1

Considerando que:

“promover a educação ambiental e patrimonial e a melhoria no processo de difusão do Patrimônio Espeleológico através da formação socioambiental e espeleológica”

é o objetivo maior da Seção de Educação e Formação Espeleológica (SEFE), é com grande orgulho e alegria que a eBRe, através da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), traz ao público esta publicação da entidade!

Importante agradecer aos atores envolvidos na evolução deste trabalho, sendo eles: Ives Arnone (que plantou a semente deste projeto junto a eBRe), Bruna Meyer, Carla Pereira, Isabele Costa, Teresa Aragão, Mariana Timo, Maria Elina Bichuette, Jéssica Galo, Luiz Afonso Figueiredo, Elvis Barbosa, André Gomide e Sofia Diniz.

Cada qual com sua bagagem contribuiu para que este resultado final fosse alcançado!

E vem mais por aí!

Está para sair no papel a segunda cartilha deste projeto, sendo uma específica para o público-alvo de 10 a 14 anos (anos finais do ensino fundamental)!

A eBRe espera que este material alcance várias crianças e adolescentes do Brasil, e que desperte nelas a consciência do importante patrimônio que as cavernas guardam!