CaveMaB – AS CAVERNAS E AS RESERVAS DA BIOSFERA

O Programa MaB (Man and Biosphere – Homem e Biosfera), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCOUnited Nations Educational, Scientific and Cultural Organization), pretende a cooperação científica internacional para compreender as repercussões das ações humanas sobre os ecossistemas mais representativos do planeta e a promoção de conhecimentos, práticas e valores humanos para a boa relação entre as populações e o meio ambiente.

A Rede Mundial das Reservas da Biosfera é um instrumento para as ações do Projeto MaB, sendo composta por 714 Reservas da Biosfera (RB), que são áreas de ecossistemas terrestres ou marinhos, distribuídas pelo planeta, para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável.

Destas RBs, 150 possuem sem seu território Carste e/ou Cavernas. No Brasil existem 7 RBs, nas quais, cerca de 10.700 cavernas se localizam.

Em 2018, em uma parceria entre o Programa MaB e a UIS, foi criada a Rede CaveMaB, para promover a conservação e uso sustentável do Patrimônio Espeleológico existente nas RBs. Atualmente, 12 países são membros da Rede, sendo a participação aberta a qualquer indivíduo ou organização que trabalhe com sistemas cársticos e/ou cavernas nas RBs.

Em celebração ao 50° aniversário do Programa MaB e ao Ano Internacional das Cavernas e do Carste (IYCK), a Rede CaveMaB está promovendo o projeto #TogetherForCavesAndBiospheresReserves (Juntos pelas Cavernas e as Reservas da Biosfera).

Convocando a comunidade espeleológica internacional a contribuir para a celebração da diversidade e a conexão humana com ambientes subterrâneos e cársticos, a Rede CaveMaB reuniu em um vídeo manifestações de moradores de 9 RBs com cavernas e carste do mundo:

  • RB Caatinga (Brasil);
  • RB Cerrado (Brasil);
  • RB Mammoth Cave (Estados Unidos);
  • RB Mata Atlântica (Brasil);
  • RB Palawan (Filipinas);
  • RB Pantanal (Brasil);
  • RB Reka River Basin (Eslovênia);
  • RB Slovak Karst (Eslovênia);
  • RB Tatra Transboundry (Polônia).

Como vemos, tivemos manifestações de quatro regiões brasileiras de diferentes biomas com carste e cavernas. Além da alegria dos parceiros brasileiros da Rede CaveMaB, essa importante contribuição brasileira para este vídeo demonstra a diversidade e importância do Patrimônio Espeleológico Nacional, sendo motivo de orgulho para a comunidade espeleológica brasileira.