A Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), representada por Maria de Jesus Almeida, coordenadora do Núcleo de Espeleologia, Angilberto Muniz, Bruna Gomes, Fabiano Lago, Railson Luz e Maricélio Guimarães, promoveu uma ação de distribuição de exemplares físicos da primeira cartilha da eBRe, “Você sabe o que é uma caverna?“.
As atividades ocorreram nos dias 14 e 17 de março de 2025 em Marabá (PA), alcançaram um quantitativo de 50 estudantes do 5° ano escolar do Ensino Fundamental, e totalizaram uma carga horário de 8 horas.
Os alunos foram recepcionados com a distribuição de capacetes de explorador e de máscaras em formato de morcego, para iniciar a imersão e ambientação nas atividades lúdicas. Participaram, então, de uma palestra dinâmica, intitualda “O que é uma caverna?“, baseada no conteúdo da cartilha e voltada para os temas da preservação de cavernas e fauna espeleológica, em uma linguagem adaptada ao público e com uma abordagem prática e interativa.



Os tópicos abordados incluíram:
- A importância das cavernas e dos morcegos para os ecossistemas;
- Noções básicas de espeleologia e formação de cavidades naturais;
- Princípios de conservação e proteção desse ambiente frágil.
Posteriormente, os alunos foram guiados pela Caverna Artificial do Museu Municipal Francisco Coelho, simular uma exploração espeleológica. Durante a visita, foram destacados:
- Formações rochosas típicas de cavernas (estalactites, estalagmites);
- A importância de não tocar nas estruturas para preservá-las;
- O papel dos morcegos no equilíbrio ambiental.


Houve também uma visita guiada às exposições de espeleologia e arqueologia da Casa da Cultura de Marabá, onde os alunos tiveram contato com:
- Réplicas de formações cavernícolas (estalactites, estalagmites);
- Equipamentos de exploração espeleológica históricos e contemporâneos;
- Painéis explicativos sobre a geologia cárstica da região;
- Cerâmicas pré-coloniais;
- Instrumentos líticos;
- E vestígios de ocupações humanas antigas.
Além da visita à exposição de cultura regional, em que se destacou:
- A relação das comunidades tradicionais com as cavernas;
- Mitos e lendas associados ao mundo subterrâneo;
- E usos históricos das cavernas na região.



Na biblioteca desta instituição, então, foram realizadas as atividades da cartilha.



Essas atividades trouxeram aos seus participantes:
- Engajamento, a partir da combinação de elementos visuais (máscaras, caverna artificial) com o conteúdo educativo, tornando a aprendizagem significativa e divertida;
- E conscientização, com as crianças demonstrando sua compreensão sobre a necessidade de preservar as cavernas e sua biodiversidade.
Cada aluno recebeu um exemplar da cartilha para compartilhar com familiares, ampliando o alcance da mensagem.
Essa iniciativa reforça o compromisso da FCCM com a educação ambiental e a divulgação científica, transformando conhecimento técnico em conteúdo acessível e inspirador para novas gerações.
A eBRe parabeniza a FCCM e todos os envolvidos, em especial a Maria de Jesus Almeida, responsável pela promoção da atividade junto aos seus colaboradores!